Linha

A visualização de linha representa as métricas usando uma linha para mostrar como os valores são alterados em um período. Um gráfico de linha pode ser usado apenas quando o horário é usado como uma dimensão.

Visualização de linha

Clique no ícone de engrenagem na parte superior direita da visualização de linha para acessar as Configurações de visualização disponíveis. As configurações são categorizadas em:

  • Geral: configurações comuns em tipos de visualização
  • Eixo: configurações que afetam o eixo x ou y da visualização de linha
  • Sobreposições: opções para adicionar contexto adicional à série mostrada na visualização de linha.

Configurações de visualização

Alterar granularidade

Uma opção suspensa de granularidade nas configurações de visualização permite alterar uma visualização com tendência (por exemplo, linha, barra) de diária para semanal, mensal etc. A granularidade também é atualizada na tabela da fonte de dados.

Mostrar mín. ou máx.

Em Configurações de visualização > Sobreposições > Mostrar mín/máx, você pode sobrepor um rótulo de valor mínimo e máximo para realçar rapidamente os picos e vales em uma métrica. Observação: os valores mín./máx. são derivados dos pontos de dados visíveis na visualização, não do conjunto completo de valores em uma dimensão.

Mostrar mín/máx

Mostrar sobreposição de linha de tendência

Em Configurações de visualização > Sobreposições > Mostrar linha de tendências, você pode adicionar uma regressão ou linha de tendência de média móvel à sua série de linhas. As linhas de tendência ajudam a descrever um padrão mais claro nos dados.

Este é um vídeo sobre como adicionar linhas de tendência às visualizações de linha:

TIP
Recomenda-se que linhas de tendência sejam aplicadas a dados que não incluem hoje (dados parciais) ou datas futuras, pois elas distorcerão a linha de tendência. No entanto, se você precisar incluir datas futuras, remova zeros dos dados para evitar distorções nesses dias. Para fazer isso, vá para a tabela de fonte de dados da visualização, escolha a coluna de métrica e ative Configurações de coluna > Interpretar zero como nenhum valor.

Linha de tendência linear

Todas as linhas de tendência do modelo de regressão são ajustadas usando mínimos quadrados comuns:

Modelo
Descrição
Linear
Cria uma linha reta de melhor ajuste para conjuntos de dados lineares simples e é útil quando os dados aumentam ou diminuem a uma taxa estável. Equação: y = a + b * x
Logarítmico
Cria uma linha curva de melhor ajuste e é útil quando a taxa de alteração nos dados aumenta ou diminui rapidamente e, em seguida, nivela. Uma linha de tendência logarítmica pode usar valores negativos e positivos. Equação: y = a + b * log(x)
Exponencial
Cria uma linha curva e é útil quando os dados aumentam ou caem em taxas constantemente crescentes. Essa opção não deve ser usada se os dados contiverem valores zero ou negativos. Equação: y = a + e^(b * x)
Potência
Cria uma linha curva e é útil para conjuntos de dados que comparam medidas que aumentam a uma taxa específica. Essa opção não deve ser usada se os dados contiverem valores zero ou negativos. Equação: y = a * x^b
Quadrático
Encontra o melhor ajuste para um conjunto de dados em forma de parábola (côncavo para cima ou para baixo). Equação: y = a + b * x + c * x^2
Média móvel
Cria uma linha de tendências suave com base em um conjunto de médias. Também conhecida como média variável, a média móvel usa um número específico de pontos de dados (determinado por sua seleção de 'Períodos'), calcula a média deles e usa a média como um ponto na linha. Os exemplos incluem média móvel de sete dias ou média móvel de quatro semanas.
recommendation-more-help
a83f8947-1ec6-4156-b2fc-94b5551b3efc