Solução de problemas de picos e quedas nos dados

Conforme seu site coleta os dados, muitos fatores externos podem afetar drasticamente a coleta ou os relatórios. Veja aqui uma lista de possíveis motivos para os aumentos ou reduções drásticas de determinadas variáveis ou do tráfego geral.

Ao determinar a causa e avançar em direção a uma resolução, você pode medir o impacto do evento nos seus dados e determinar como deseja continuar. Consulte a página de visão geral para obter mais informações.

Quedas de tráfego

As quedas de tráfego são categorizadas em duas seções: dados parciais e zero.

Possíveis causas da ausência total de dados (relatórios zeros)

  • Latência do conjunto de relatórios: ocasionalmente, um conjunto de relatórios pode apresentar latência devido a vários fatores. Vários problemas de latência são resolvidos em horas. Se você estiver preocupado com um conjunto de relatórios específico, entre em contato com o Atendimento ao cliente da Adobe e informe a ID do conjunto de relatórios afetado.
  • Remoção da implementação: às vezes, quando uma organização altera ou reestrutura a implementação de seu site, a reimplementação do Analytics é ignorada. Trabalhe com desenvolvedores em sua organização para reimplementar o código em seu site.
  • Problema de interface/cache do Analytics: em raras ocasiões, o cache de um navegador contém dados inválidos que fazem com que todos os relatórios retornem zeros. Limpe os cookies e o cache do navegador para resolver o problema. Se a limpeza dos cookies/cache não funcionar, entre em contato com o Atendimento ao cliente com o relatório e o intervalo de datas ausentes; eles podem duplicar o problema e fornecer informações adicionais.
  • Disponibilidade do Analytics: verifique status.adobe.com se há problemas com a coleta ou o processamento de dados.

Possíveis causas da ausência parcial ou tráfego diminuído

  • Alterações de implementação: use o depurador para validar se as dimensões desejadas funcionam.
  • Diminuição do tráfego de referência: se um anúncio de banner popular ou hiperlink em outro site for removido, o tráfego pode diminuir bastante. Analise a tendência da dimensão Domínios referenciadores antes e depois da queda para fazer pesquisas mais detalhadas.
  • Problemas de desempenho do site: a distribuição incorreta do tráfego por meio de balanceadores de carga ou problemas de servidor que hospedam seu site pode contribuir para uma redução no relatório do Analytics. Trabalhe com a equipe em sua organização que gerencia a integridade do site para investigar possíveis problemas de desempenho.
  • Alterações na classificação de pesquisa natural: o tráfego pode diminuir se outro site sair da classificação de pesquisa natural para algumas de suas palavras-chave. Essa diminuição pode ser especialmente evidente se o site não estiver mais na primeira página dos resultados da pesquisa. Analise a tendência da dimensão Mecanismos de pesquisa para fazer pesquisas mais detalhadas.
  • Alterações na publicidade PPC: alterar os títulos e as descrições dos anúncios para campanhas existentes pode afetar sua Pontuação de qualidade. Em geral, uma Pontuação de alta qualidade significa que sua palavra-chave aciona publicidades em uma posição mais alta e a um custo por clique mais baixo. Analise a tendência da dimensão Palavras-chave de pesquisa - paga para fazer pesquisas mais detalhadas.

Picos de tráfego

Os picos de tráfego são classificados em duas seções: quase o dobro dos dados e outras causas.

Possíveis causas de ter quase ou exatamente o dobro dos dados esperados

  • Várias solicitações de imagem em uma implementação: se a sua implementação contiver mais de uma chamada do método t() por página, ela efetivamente dobra todos os dados coletados. Use o depurador do site e observe várias solicitações de imagem para capturar duplicados.
  • Arquivos de fonte de dados duplicados enviados: se a sua organização usar Fontes de dados, um usuário em sua organização poderá fazer upload do mesmo arquivo duas vezes para o Adobe Analytics. Faze o upload desse duplicado efetivamente dobra esses dados nos relatórios, causando o pico de tráfego.

Outras possíveis causas do aumento do tráfego

  • Aranhas ou bots: se você observar um aumento súbito no tráfego, a primeira coisa a procurar é a possibilidade de uma aranha ou bot. A identificação de bots pode, às vezes, ser complicada, já que cada um tem sua própria maneira de executar o código em seu site. Crie um relatório do Data Warehouse usando IP como uma dimensão para ver quais endereços causam mais tráfego. Em seguida, você pode usar as Regras de bot ou uma regra VISTA para eliminar o tráfego de bot nos próximos relatórios.
  • Campanhas lançadas: as iniciativas de marketing, como campanhas por email ou otimização de mecanismo de pesquisa, podem causar um pico de tráfego no site. Analise a dimensão Código de rastreamento para pesquisar mais detalhadamente. Ela também pode ajudar a entrar em contato com sua equipe de marketing para garantir que o pico seja intencional.
  • Causas ambientais ou circunstanciais: se um feriado ou evento circunstancial ocorrer (um evento importante em que seu site é um recurso conhecido ou iniciativas residuais de marketing de outras organizações), o tráfego poderá aumentar no site. A solução de problemas da causa exata é difícil, pois há um número quase ilimitado de razões circunstanciais para o aumento do tráfego. Essas causas, no entanto, são algumas das mais importantes para determinar, de modo que sua organização possa se beneficiar delas e tomar decisões de negócios de acordo. Analisar a tendência da dimensão Página ou Referenciador é provavelmente a melhor maneira de começar a determinar a fonte do tráfego.

Se nenhum dos motivos acima for uma possível causa de aumento ou diminuição do tráfego em seu site, entre em contato com o Atendimento ao cliente da Adobe. Eles podem fornecer assistência para localizar a fonte do pico ou da queda do tráfego. Ao criar o incidente, instrua o agente sobre como recriar um relatório específico que ilustre claramente o pico ou a queda.

recommendation-more-help
df89a595-bae4-48f4-9606-e55c9666ee49