Consulta query

Descrição description

A atividade Query permite filtrar e extrair uma população de elementos do banco de dados do Adobe Campaign. Você pode definir Additional data para a população direcionada em uma guia dedicada. Esses dados são armazenados em colunas adicionais e só podem ser usados para o workflow em andamento.

A atividade usa a ferramenta Editor de consultas. Essa ferramenta é detalhada em uma seção dedicada.

Tópicos relacionados:

Contexto de uso context-of-use

A atividade Query pode ser usada para várias finalidades:

  • Segmentação de indivíduos para definir o público-alvo ou o público de uma mensagem, etc.
  • Enriquecimento dos dados da tabela do banco de dados do Adobe Campaign.
  • Exportação de dados.

Configuração configuration

  1. Arraste e solte uma atividade Query no seu fluxo de trabalho.

  2. Selecione e abra a atividade usando o botão das ações rápidas exibidas. Por padrão, a atividade é pré-configurada para procurar perfis.

  3. Se você quiser executar um query em um recurso diferente do perfil, vá para a guia Properties da atividade e selecione um Resource e um Targeting dimension.

    O Resource permite refinar os filtros exibidos na paleta, enquanto o Targeting dimension, contextual em relação ao recurso selecionado, corresponde ao tipo de população que você gostaria de obter (perfis identificados, entregas, dados vinculados ao recurso selecionado, etc.).

    Para saber mais, consulte Targeting dimensions e recursos.

  4. Na guia Target, execute o query definindo e combinando regras.

    note note
    NOTE
    Ao direcionar um público-alvo, observe que a definição do público-alvo não é referenciada, mas copiado na query. Se você fizer qualquer alteração no público depois de ele ter sido direcionado em um query, configure o query novamente para levar a nova definição em consideração.
  5. Você pode definir Additional data para a população direcionada em uma guia dedicada. Esses dados são armazenados em colunas adicionais e só podem ser usados para o workflow em andamento. Especificamente, você pode adicionar dados das tabelas do banco de dados do Adobe Campaign vinculadas ao targeting dimension do query. Consulte a seção Enriquecimento de dados.

    note note
    NOTE
    Por padrão, a opção Remove duplicate rows (DISTINCT) está marcada nas Advanced options da guia Additional data do query. Se a atividade Query contiver vários (de 100) dados adicionais definidos, é recomendável desmarcar essa opção para otimizar o desempenho. Observe que se essa opção for desmarcada, poderão ocorrer duplicatas, dependendo dos dados consultados.
  6. Na guia Transition, a opção Enable an outbound transition permite adicionar uma transição de saída após a atividade de query, mesmo que ela não recupere dados.

    O código de segmento da transição de saída pode ser personalizado com uma expressão padrão e variáveis de eventos (consulte esta página).

  7. Confirme a configuração da sua atividade e salve o fluxo de trabalho.

Dimensões e recursos de direcionamento targeting-dimensions-and-resources

Os targeting dimensions e os recursos permitem definir em quais elementos um query se baseará para determinar o público alvo de uma entrega.

Eles são configurados em target mappings, e são definidos ao criar um workflow, na Properties de uma atividade Query.

NOTE
O targeting dimension também pode ser definido ao criar um público-alvo (consulte esta seção).

Os targeting dimensions e os recursos estão vinculados. Os targeting dimensions disponíveis dependem, portanto, do recurso selecionado.

Por exemplo, para o recurso Profiles (profile), os seguintes targeting dimensions estarão disponíveis:

No caso de Deliveries (delivery), a lista conterá os seguintes targeting dimensions:

Depois que o targeting dimension e o recurso são especificados, filtros diferentes ficam disponíveis no query.

Exemplo de filtros disponíveis para o recurso Profiles (profile):

Exemplo de filtros disponíveis para o recurso Deliveries (delivery):

Por padrão, o targeting dimension e o recurso são definidos para direcionar perfis. Entretanto, convém usar um recurso diferente do targeting dimension se você quiser procurar um registro específico em uma tabela distante.

Para obter mais informações, consulte este caso de uso: Uso de recursos diferentes de targeting dimensions

Enriquecimento de dados enriching-data

A guia Additional data das atividades Query, Incremental query e Enrichment permite enriquecer os dados direcionados e transferi-los para as seguintes atividades de fluxo de trabalho, onde podem ser utilizados. Você pode adicionar especificamente:

  • Dados simples
  • Agregados
  • Coleções

Para agregações e coleções, um Alias é automaticamente definido para atribuir uma ID técnica a uma expressão complexa. Esse alias, que deve ser exclusivo, permite que as agregações e coleções sejam facilmente encontradas depois. Você pode modificá-lo para atribuir a ele um nome facilmente reconhecível.

NOTE
Os aliases devem respeitar as seguintes regras de sintaxe: apenas caracteres alfanuméricos e os caracteres “_” são autorizados. Os aliases diferenciam maiúsculas de minúsculas. O alias deve iniciar com o caractere “@”. O caractere imediatamente após “@” não deve ser numérico. Por exemplo: @myAlias_1 e @_1Alias estão corretos, ao contrário de @myAlias#1 e @1Alias.

Após adicionar dados adicionais, você poderá aplicar mais um nível de filtro aos dados inicialmente direcionados criando condições com base nos dados adicionais definidos.

NOTE
Por padrão, a opção Remove duplicate rows (DISTINCT) está marcada nas Advanced options da guia Additional data do query. Se a atividade Query contiver vários (de 100) dados adicionais definidos, é recomendável desmarcar essa opção para otimizar o desempenho. Observe que se essa opção for desmarcada, poderão ocorrer duplicatas, dependendo dos dados consultados.

Um caso de uso sobre como personalizar um email com dados adicionais é apresentado em nesta seção.

Adição de um campo simples adding-a-simple-field

Ao incluir um campo simples como dados adicionais, esse campo ficará diretamente visível na transição de saída da atividade. Isso permite que o usuário verifique, por exemplo, se os dados do query são os desejados.

  1. Na guia Additional data, adicione um novo elemento.

  2. Na janela aberta, no campo Expression, selecione um dos campos disponíveis diretamente no targeting dimension ou em uma das dimensões vinculadas. Você pode editar expressões e usar funções ou cálculos simples (exceto agregações) dos campos de dimensão.

    Um Alias será automaticamente criado se você editar uma expressão diferente de um caminho XPATH simples (por exemplo: “Year(@birthDate)”). Se quiser, você poderá modificá-lo. Se selecionar apenas um campo (por exemplo: “@age”), você não precisará definir um Alias.

  3. Selecione Add para confirmar a inclusão do campo nos dados adicionais. Quando o query for executado, uma coluna adicional correspondente ao campo adicionado estará presente na transição de saída da atividade.

Adição de uma agregação adding-an-aggregate

As agregações permitem que os valores sejam calculados dos campos do targeting dimension ou das dimensões vinculadas ao targeting dimension. Por exemplo: o valor médio adquirido por um perfil.
Quando você usar a agregação com o query, sua função poderá retornar para zero, que será considerada como NULL. Use a guia Output filtering do query para filtrar o valor agregado:

  • se quiser valores zero, você deverá filtrar em is null.
  • se não quiser valores zero, você deverá filtrar em is not null.

Observe que, se precisar aplicar a classificação na agregação, você deverá filtrar os valores zero, caso contrário, o valor NULL será exibido como o maior número.

  1. Na guia Additional data, adicione um novo elemento.

  2. Na janela aberta, selecione a coleção que deseja usar para criar sua agregação no campo Expression.

    Um evento Alias é criado automaticamente. Se quiser, você poderá modificá-lo voltando para a guia Additional data do query.

    A janela de definição da agregação é aberta.

  3. Defina uma agregação na guia Data. Dependendo do tipo de agregação selecionado, somente os elementos com dados compatíveis estarão disponíveis no campo Expression. Por exemplo, uma soma só pode ser calculada com dados numéricos.

    Você pode adicionar várias agregações para os campos da coleção selecionada. Defina rótulos explícitos para distinguir as diferentes colunas nos detalhes dos dados de saída da atividade.

    Você também pode alterar os aliases definidos automaticamente para cada agregação.

  4. Se for necessário, você poderá adicionar um filtro para limitar os dados considerados.

    Consulte a seção Filtragem dos dados adicionados.

  5. Selecione Confirm para adicionar agregações.

NOTE
Não é possível criar uma expressão contendo uma agregação diretamente do campo Expression da janela New additional data.

Adição de uma coleção adding-a-collection

  1. Na guia Additional data, adicione um novo elemento.

  2. Na janela aberta, selecione a coleção que deseja adicionar ao campo Expression. Um evento Alias é criado automaticamente. Se quiser, você poderá modificá-lo voltando para a guia Additional data do query.

  3. Selecione Add. Uma nova janela é aberta, para que você refine os dados de coleção que deseja exibir.

  4. Na guia Parameters, selecione Collection e defina o número de linhas da coleção que deseja adicionar. Por exemplo, se você quiser obter as três compras mais recentes realizadas por cada perfil, digite “3” no campo Number of lines to return.

    note note
    NOTE
    É necessário digitar um número maior ou igual a 1.
  5. Na guia Data, defina os campos da coleção que deseja exibir para cada linha.

  6. Se desejar, você poderá adicionar um filtro para limitar as linhas da coleção consideradas.

    Consulte a seção Filtragem dos dados adicionados.

  7. Se desejar, você poderá definir uma classificação de dados.

    Por exemplo, se você tiver selecionado três linhas a serem retornadas na guia Parameters e quiser determinar as três compras mais recentes, poderá definir uma classificação decrescente no campo “date” da coleção que corresponde às transações.

  8. Consulte a seção Classificação de dados adicionais.

  9. Selecione Confirm para adicionar a coleção.

Filtragem dos dados adicionados filtering-added-data

Ao adicionar uma agregação ou uma coleção, você pode especificar um filtro adicional para limitar os dados que deseja exibir.

Por exemplo, se você quiser processar apenas as linhas da coleção das transações de 50 dólares e superiores, poderá adicionar uma condição no campo correspondente ao valor da transação da guia Filter.

Classificação de dados adicionais sorting-additional-data

Ao adicionar uma agregação ou coleção aos dados de um query, você poderá especificar se deseja aplicar uma classificação crescente ou decrescente com base no valor do campo ou da expressão definida.

Por exemplo, se quiser salvar apenas a transação que foi executada mais recentemente por um perfil, digite “1” no campo Number of lines to return da guia Parameters e aplique uma classificação decrescente no campo correspondente à data da transação usando a guia Sort.

Filtragem dos dados direcionados de acordo com os dados adicionais filtering-the-targeted-data-according-to-additional-data

Depois de incluir os dados adicionais, uma nova guia Output filtering aparecerá no Query. Essa guia permite aplicar um outro filtro aos dados inicialmente direcionados na guia Target, considerando os dados adicionados.

Por exemplo, se você tiver direcionado todos os perfis que executaram pelo menos uma transação e uma agregação calculando o valor médio da transação realizado para cada perfil que foi adicionado aos Additional data, você poderá refinar a população calculada inicialmente usando essa média.

Para isso, na guia Output filtering, adicione uma condição a esses dados adicionais.

recommendation-more-help
3ef63344-7f3d-48f9-85ed-02bf569c4fff