Configuração da ação Enviar configuring-the-submit-action

O Adobe recomenda o uso da captura de dados moderna e extensível Componentes principaispara criação de um novo Forms adaptávelou adição de Forms adaptável às páginas do AEM Sites. Esses componentes representam um avanço significativo na criação do Forms adaptável, garantindo experiências de usuário impressionantes. Este artigo descreve a abordagem mais antiga para criar o Forms adaptável usando componentes de base.

Versão
Link do artigo
AEM as a Cloud Service
Clique aqui
AEM 6.5
Este artigo

Introdução às ações de envio introduction-to-submit-actions

Uma ação de envio é acionada quando um usuário clica no botão Enviar em um formulário adaptável. É possível configurar a ação enviar no formulário adaptável. Os formulários adaptáveis fornecem algumas ações de envio prontas para uso. Você pode copiar e estender as ações de envio padrão para criar sua própria ação de envio. No entanto, com base em seus requisitos, você pode gravar e registrar sua própria ação de envio para processar dados no formulário enviado. A ação de envio pode usar envio síncrono ou assíncrono.

É possível configurar uma ação de envio no Envio seção das propriedades do Contêiner de formulário adaptável, na barra lateral.

Configurar ação de envio

Configurar ação de envio

As ações de envio padrão disponíveis com formulários adaptáveis são:

  • Enviar para endpoint REST
  • Enviar e-mail
  • Enviar PDF por e-mail
  • Chamar um Forms Workflow
  • Enviar usando modelo de dados do formulário
  • Ação de envio do portal do Forms
  • Chamar um fluxo de trabalho de AEM
  • Enviar para o Power Automate
NOTE
A ação de envio Enviar PDF por email é aplicável somente a formulários adaptáveis que usam o modelo XFA como modelo de formulário.
NOTE
Certifique-se de que o [AEM_Installation_Diretory]pasta \crx-quickstart\temp\datamanager\ASM
existe. O diretório é necessário para armazenar temporariamente anexos. Caso o diretório não exista, crie-o.
CAUTION
Se você preenchimento prévio um modelo de formulário, modelo de dados de formulário ou formulário adaptável baseado em esquema com reclamação de dados XML ou JSON para um esquema (esquema XML, esquema JSON, modelo de formulário ou modelo de dados de formulário) cujos dados não contêm <afdata>, <afbounddata>, e </afunbounddata> os dados de campos não limitados (os campos não limitados são campos de formulário adaptáveis sem bindref propriedade ) do formulário adaptável for perdido.

Você pode escrever uma ação de envio personalizada para formulários adaptáveis para atender ao seu caso de uso. Para obter mais informações, consulte Gravação da ação enviar personalizada para formulários adaptáveis.

Enviar para endpoint REST submit-to-rest-endpoint

A variável Enviar para endpoint REST a opção enviar passa os dados preenchidos no formulário para uma página de confirmação configurada como parte da solicitação HTTP GET. Você pode adicionar o nome dos campos a serem solicitados. O formato da solicitação é:

{fieldName}={request parameter name}

Como mostrado na imagem abaixo, param1 e param2 são transmitidos como parâmetros com valores copiados do caixa de texto e caixa numérica para a próxima ação.

Também é possível Habilitar solicitação POST e forneça um URL para publicar a solicitação. Para enviar dados ao servidor Experience Manager que hospeda o formulário, use um caminho relativo correspondente ao caminho raiz do servidor Experience Manager. Por exemplo, /content/forms/af/SampleForm.html. Para enviar dados para qualquer outro servidor, use o caminho absoluto.

Configurar Ação De Envio De Ponto De Extremidade Rest

Configurar Ação De Envio De Ponto De Extremidade Rest

NOTE
Para passar os campos como parâmetros em um URL REST, todos os campos devem ter nomes de elemento diferentes, mesmo se os campos forem colocados em painéis diferentes.

Publicar dados enviados em um recurso ou ponto de extremidade rest externo  post-submitted-data-to-a-resource-or-external-rest-end-point-nbsp

Use o Enviar para Ponto de Extremidade REST ação para publicar os dados enviados em um URL restante. A URL pode ser de um servidor interno (o servidor no qual o formulário é renderizado) ou externo.

Para publicar dados em um servidor interno, forneça o caminho do recurso. Os dados são publicados no caminho do recurso. Por exemplo, /content/restEndPoint. Para essas solicitações de publicação, as informações de autenticação da solicitação de envio são usadas.

Para publicar dados em um servidor externo, forneça um URL. O formato do URL é https://host:port/path_to_rest_end_point. Configure o caminho para lidar com a solicitação POST de forma anônima.

Mapeamento para valores de campo passados como parâmetros da página de agradecimento

No exemplo acima, o usuário inseriu informações em textbox é capturado usando o parâmetro param1. Sintaxe para publicar dados capturados usando param1 é:

String data=request.getParameter("param1");

Da mesma forma, os parâmetros usados para lançar dados XML e anexos são dataXml e attachments.

Por exemplo, você usa esses dois parâmetros no script para analisar dados para um ponto final rest. Você usa a seguinte sintaxe para armazenar e analisar os dados:

String data=request.getParameter("dataXml");
String att=request.getParameter("attachments");

Neste exemplo, data armazena os dados XML e att armazena dados de anexo.

Enviar e-mail send-email

A variável Enviar e-mail ação de envio envia um email a um ou mais recipients após o envio bem-sucedido do formulário. O email gerado pode conter dados de formulário em um formato predefinido.

NOTE
Todos os campos de formulário devem ter nomes de elementos diferentes, mesmo que sejam colocados em painéis diferentes), para incluir dados de formulário em um email.

Enviar PDF por e-mail send-pdf-via-email

A variável Enviar PDF por e-mail a ação enviar envia um email com um PDF contendo dados de formulário para um ou mais recipients no envio bem-sucedido do formulário.

NOTE
Essa ação de envio está disponível para formulários adaptáveis baseados em XFA e formulários de adaptação baseados em XSD que têm o modelo Documento de registro.

Chamar um Forms Workflow invoke-a-forms-workflow

A variável Enviar para o Forms Workflow a opção enviar envia um xml de dados e anexos de arquivo (se houver) para um LiveCycle Adobe ou AEM Forms existente no processo JEE.

Para obter informações sobre como configurar a ação enviar para o Forms Workflow, consulte Envio e processamento de dados de formulário usando workflows de formulários.

Enviar usando modelo de dados do formulário submit-using-form-data-model

A variável Enviar usando modelo de dados do formulário a ação enviar grava dados de formulário adaptáveis enviados para o objeto de modelo de dados especificado em um modelo de dados de formulário para sua fonte de dados. Ao configurar a ação de envio, você pode escolher um objeto de modelo de dados cujos dados enviados deseja gravar na origem de dados.

Além disso, você pode enviar um anexo de formulário usando um modelo de dados de formulário e um Documento de registro (DoR) para a fonte de dados.

Para obter informações sobre o modelo de dados de formulário, consulte Integração de dados do AEM Forms.

Ação de envio do portal do Forms forms-portal-submit-action

A variável Ação de envio do portal do Forms A opção disponibiliza dados de formulário por meio de um Portal do AEM Forms.

Para obter mais informações sobre o Portal do Forms e enviar ações, consulte Rascunhos e componentes de envios.

Chamar um fluxo de trabalho de AEM invoke-an-aem-workflow

A variável Chamar um fluxo de trabalho de AEM A ação enviar associa um formulário adaptável a um Fluxo de trabalho do AEM. Quando um formulário é enviado, o fluxo de trabalho associado é iniciado automaticamente na instância do Autor. É possível salvar o arquivo de dados, os anexos e o Documento de registro na pasta relativa ou na carga útil do fluxo de trabalho ou em uma variável. Se o workflow estiver marcado para armazenamento de dados externo, a opção variable estará disponível e não a opção payload. É possível selecionar na lista de variáveis disponíveis para o modelo de fluxo de trabalho. Se o workflow estiver marcado para armazenamento de dados externo em um estágio posterior e não no momento da criação do workflow, verifique se as configurações de variável necessárias estão em vigor.

Antes de usar o Chamar um fluxo de trabalho de AEM ação enviar, definir as configurações do Experience Manager DS. Para obter informações sobre como criar um workflow para AEM, consulte Workflows centrados em formulários no OSGi.

A ação enviar coloca o seguinte no local da carga útil do fluxo de trabalho. No entanto, observe que somente a opção Variável será exibida se o modelo de fluxo de trabalho estiver marcado para armazenamento de dados externo, e não a opção de carga útil.

  • Arquivo de dados: contém dados enviados para o Formulário adaptável. Você pode usar o Caminho do arquivo de dados opção para especificar o nome do arquivo e o caminho do arquivo relativo à carga útil. Por exemplo, a variável /addresschange/data.xml caminho cria uma pasta chamada addresschange e o coloca em relação à carga útil. Também é possível especificar somente data.xml para enviar somente dados enviados sem criar uma hierarquia de pastas. Use a opção de variável e selecione a variável na lista de variáveis disponíveis para o modelo de fluxo de trabalho.
NOTE
As variáveis podem ser usadas independentemente de o modelo de fluxo de trabalho estar ou não marcado para armazenamento de dados externo.
  • Anexos: Você pode usar o Caminho do anexo opção para especificar o nome da pasta para armazenar os anexos carregados no Formulário adaptável. A pasta é criada em relação à carga útil. Se o workflow estiver marcado para armazenamento de dados externo, use a opção variable e selecione a variável na lista de variáveis disponíveis para o modelo de workflow.

  • Documento do registro: contém o Documento de registro gerado para o Formulário adaptável. Você pode usar o Caminho do documento de registro opção para especificar o nome do documento de registro e o caminho do arquivo relativo à carga útil. Por exemplo, a variável /addresschange/DoR.pdf caminho cria uma pasta chamada addresschange relativo à carga útil e coloca o DoR.pdf em relação à carga útil. Também é possível especificar somente DoR.pdf para salvar somente o Documento de registro sem criar uma hierarquia de pastas. Se o workflow estiver marcado para armazenamento de dados externo, use a opção variable e selecione a variável na lista de variáveis disponíveis para o modelo de workflow.

Enviar para o Power Automate microsoft-power-automate

Você pode configurar um Formulário adaptável para executar um fluxo da nuvem do Microsoft® Power Automate no envio. O formulário adaptável configurado envia dados capturados, anexos e documentos de registro para processamento no fluxo da nuvem do Power Automate. Ele ajuda você a criar uma experiência personalizada de captura de dados, aproveitando o poder do Microsoft® Power Automate para criar lógicas comerciais sobre dados capturados e automatizar os fluxos de trabalho do cliente. Estes são alguns exemplos do que você pode fazer após integrar um formulário adaptável ao Microsoft® Power Automate:

  • Usar dados adaptáveis do Forms em processos de negócios do Power Automate
  • Use o Power Automate para enviar dados capturados para mais de 500 fontes de dados ou qualquer API disponível publicamente
  • Realizar cálculos complexos em dados capturados
  • Salve os dados do Forms adaptável em sistemas de armazenamento em uma programação predefinida

O editor Forms adaptável fornece a Chamar um fluxo do Microsoft® Power Automate envie uma ação para enviar dados de formulários adaptáveis, anexos e documentos de registro para o fluxo da nuvem do Power Automate. Para usar a ação Enviar para enviar dados capturados para o Microsoft® Power Automate, Conecte sua instância do AEM Forms com o Microsoft® Power Automate

Após uma configuração bem-sucedida, use o Chamar um fluxo do Microsoft® Power Automate ação de envio para enviar dados a um Fluxo do Power Automate.

Enviar para a Lista Microsoft® SharePoint submit-to-sharedrive

NOTE
O recurso Enviar para a lista do Microsoft® SharePoint foi introduzido com o AEM 6.5 Forms Service Pack 19 (6.5.19.0).

A variável Enviar para o SharePoint a ação enviar conecta um formulário adaptável com um Microsoft® SharePoint Storage. É possível enviar o arquivo de dados de formulário, os anexos ou o Documento de Registro para o Armazenamento do Microsoft® Sharepoint conectado.

Conectar um formulário adaptável à lista Microsoft® SharePoint connect-af-sharepoint-list

Para conectar um formulário adaptável à lista Microsoft® SharePoint:

  1. Criar uma configuração de lista do SharePoint: ele conecta o AEM Forms ao seu Armazenamento de lista do Microsoft® Sharepoint.
  2. Use o Enviar usando modelo de dados do formulário enviar ação em um Formulário adaptável: envia seus dados de Formulário adaptável para o Microsoft® SharePoint configurado.

Criar uma configuração de lista do SharePoint create-sharepoint-list-configuration

Para conectar o AEM Forms à sua lista do Microsoft® Sharepoint:

  1. Ir para Ferramentas > Cloud Service > Microsoft® SharePoint.

  2. Selecione um Contêiner de configuração. A configuração é armazenada no Contêiner de configuração selecionado.

  3. Clique em Criar > Lista do SharePoint na lista suspensa. O assistente de configuração do SharePoint é exibido.

  4. Especifique a Título, ID do cliente, Segredo do cliente e URL do OAuth. Para obter informações sobre como recuperar a ID do cliente, o Segredo do cliente e a ID do locatário para o URL do OAuth, consulte Documentação Microsoft®.

    • Você pode recuperar a variável Client ID e Client Secret do seu aplicativo no portal do Microsoft® Azure.

    • No portal do Microsoft® Azure, adicione o URI de redirecionamento como https://[author-instance]/libs/cq/sharepointlist/content/configurations/wizard.html. Substituir [author-instance] com o URL da sua instância do Author.

    • Adicionar as permissões da API offline_access e Sites.Manage.All no Gráfico Microsoft® para fornecer permissões de leitura/gravação. Adicionar AllSites.Manage permissão na Sharepoint para interagir remotamente com os dados do SharePoint.

    • Usar URL do OAuth: https://login.microsoftonline.com/tenant-id/oauth2/v2.0/authorize. Substituir <tenant-id> com o tenant-id do seu aplicativo no portal do Microsoft® Azure.

      note note
      NOTE
      A variável segredo do cliente é obrigatório ou opcional depende da configuração do aplicativo do Azure Ative Diretory. Se o aplicativo estiver configurado para usar um segredo do cliente, é obrigatório fornecer o segredo do cliente.
  5. Clique em Conectar. Em uma conexão bem-sucedida, a variável Connection Successful é exibida.

  6. Selecionar Site do SharePoint e Lista do SharePoint na lista suspensa.

  7. Toque Criar para criar a configuração de nuvem do Microsoft® SharePointList.

Usar o Enviar usando o Modelo de dados de formulário em um Formulário adaptável use-submit-using-fdm

Você pode usar a configuração da Lista do SharePoint criada em um Formulário adaptável para salvar dados ou o Documento de registro gerado em uma Lista do SharePoint. Execute as seguintes etapas para usar uma configuração de armazenamento de Lista do SharePoint em um Formulário adaptável como:

Ao enviar o formulário, os dados são salvos no Armazenamento de Lista do Microsoft® Sharepoint especificado.

NOTE
Na Lista do Microsoft® SharePoint, os seguintes tipos de coluna não são suportados:
  • coluna de imagem
  • coluna de metadados
  • coluna de pessoa
  • coluna de dados externos
NOTE
Para definir valores de uma configuração, Gerar configurações de OSGi usando o SDK do AEM, e implantar a configuração para a instância do Cloud Service.

Revalidação do lado do servidor no formulário adaptável server-side-revalidation-in-adaptive-form

Normalmente, em qualquer sistema de captura de dados online, os desenvolvedores colocam algumas validações do JavaScript no lado do cliente para aplicar algumas regras de negócios. Mas em navegadores modernos, os usuários finais têm uma maneira de ignorar essas validações e fazer envios manualmente usando várias técnicas, como o Console DevTools do navegador da Web. Tais técnicas também são válidas para formulários adaptativos. Um desenvolvedor de formulários pode criar várias lógicas de validação, mas tecnicamente, os usuários finais podem ignorar essas lógicas de validação e enviar dados inválidos para o servidor. Dados inválidos violariam as regras de negócios aplicadas por um autor de formulários.

O recurso de revalidação do lado do servidor também permite executar as validações que um autor de formulários adaptáveis forneceu ao projetar um formulário adaptável no servidor. Isso evita qualquer possível comprometimento dos envios de dados e violações das regras de negócios representadas em termos de validações de formulário.

O que validar no servidor? what-to-validate-on-server-br

Todas as validações de campo prontas para uso de um formulário adaptável que são executadas novamente no servidor são:

  • Obrigatório
  • Cláusula de Imagem de Validação
  • Expressão de validação

Ativar a validação do lado do servidor enabling-server-side-validation-br

Use o Revalidar no servidor em Contêiner de formulário adaptável, na barra lateral, para ativar ou desativar a validação do lado do servidor para o formulário atual.

Ativar a validação do lado do servidor

Ativar a validação do lado do servidor

Se o usuário final ignorar essas validações e enviar os formulários, o servidor executará novamente a validação. Se a validação falhar no final do servidor, a transação de envio será interrompida. O usuário final é apresentado ao formulário original novamente. Os dados capturados e os dados enviados são apresentados ao usuário como um erro.

NOTE
A validação do lado do servidor valida o modelo de formulário. É recomendável criar uma biblioteca do cliente separada para validações e não misturá-la com outras coisas, como estilo de HTML e manipulação de DOM na mesma biblioteca do cliente.

Suporte a funções personalizadas em expressões de validação supporting-custom-functions-in-validation-expressions-br

Às vezes, se houver regras de validação complexas, o script de validação exato residirá em funções personalizadas e o autor chamará essas funções personalizadas da expressão de validação de campo. Para tornar essa biblioteca de funções personalizadas conhecida e disponível ao executar validações do lado do servidor, o autor do formulário pode configurar o nome da biblioteca do cliente AEM no Básico das propriedades do Contêiner de formulário adaptável conforme mostrado abaixo.

Suporte a funções personalizadas em expressões de validação

Suporte a funções personalizadas em expressões de validação

O autor pode configurar a biblioteca JavaScript personalizada por formulário adaptável. Na biblioteca, mantenha somente as funções reutilizáveis, que dependem de bibliotecas de terceiros de jquery e underscore.js.

Tratamento de erros na ação de envio error-handling-on-submit-action

Como parte das diretrizes de segurança e proteção do Experience Manager, configure páginas de erro personalizadas como 404.jsp e 500.jsp. Esses manipuladores são chamados quando ao enviar um formulário 404 ou 500 erros são exibidos. Os manipuladores também são chamados quando esses códigos de erro são acionados no nó Publicar.

Para obter mais informações, consulte Personalizar páginas mostradas pelo Manipulador de erros.

recommendation-more-help
19ffd973-7af2-44d0-84b5-d547b0dffee2