Trabalhar com o modelo de dados de formulário work-with-form-data-model

Versão
Link do artigo
AEM as a Cloud Service
Clique aqui
AEM 6.5
Este artigo

integração de dados

O editor do modelo de dados de formulário fornece uma interface de usuário intuitiva e ferramentas para editar e configurar um modelo de dados de formulário. Usando o editor, você pode adicionar e configurar objetos de modelo de dados, propriedades e serviços a partir de fontes de dados associadas no modelo de dados de formulário. Além disso, permite criar objetos e propriedades de modelo de dados sem fontes de dados e vinculá-los aos respectivos objetos e propriedades de modelo de dados posteriormente. Você também pode gerar e editar dados de amostra para propriedades de objeto do modelo de dados que você pode usar para preencher previamente formulários adaptáveis e comunicações interativas ao visualizar. Você pode testar objetos e serviços do modelo de dados configurados em um modelo de dados de formulário para garantir que ele esteja integrado corretamente às fontes de dados.

Se você é novo na integração de dados do Forms e não configurou uma fonte de dados ou criou um modelo de dados de formulário, consulte os seguintes tópicos:

Leia para obter detalhes sobre várias tarefas e configurações que podem ser executadas usando o editor de modelo de dados de formulário.

NOTE
Você deve ser membro de ambos fdm-author e forms-user grupos para poder criar e trabalhar com o modelo de dados de formulário. Entre em contato com o administrador do AEM para se tornar um membro dos grupos.

Adicionar objetos e serviços de modelo de dados add-data-model-objects-and-services

Se você criou um modelo de dados de formulário com fontes de dados, poderá usar o editor de modelo de dados de formulário para adicionar objetos e serviços de modelo de dados, configurar suas propriedades, criar associações entre objetos de modelo de dados e testar o modelo de dados de formulário e os serviços.

Você pode adicionar objetos e serviços de modelo de dados a partir das fontes de dados disponíveis no modelo de dados de formulário. Enquanto os objetos de modelo de dados adicionados aparecem na guia Modelo, os serviços adicionados aparecem na guia Serviços.

Para adicionar objetos e serviços de modelo de dados:

  1. Faça logon na instância de autor do AEM, navegue até Forms > Integrações de dados e abra o modelo de dados de formulário no qual deseja adicionar objetos de modelo de dados.

  2. No painel Fontes de dados, expanda as fontes de dados para visualizar os objetos e serviços do modelo de dados disponíveis.

  3. Selecione os objetos de modelo de dados e serviços que deseja adicionar ao modelo de dados de formulário e selecione Adicionar selecionado.

    seleted-objects

    Objetos e serviços de modelo de dados selecionados

    note note
    NOTE
    Se o Modelo de dados do Forms contiver um objeto que seja uma palavra-chave reservada para o banco de dados relacional, ele poderá causar problemas de adição, atualização ou recuperação de dados. Portanto, evite usar esses objetos no Modelo de dados de formulário.

    A guia Modelo exibe uma representação gráfica de todos os objetos de modelo de dados e suas propriedades adicionadas ao modelo de dados de formulário. Cada objeto de modelo de dados é representado por uma caixa no modelo de dados de formulário.

    model-tab

    A guia Modelo exibe objetos de modelo de dados adicionados

    note note
    NOTE
    É possível manter e arrastar as caixas do objeto de modelo de dados para organizá-las na área de conteúdo. Todos os objetos de modelo de dados adicionados ao modelo de dados de formulário estão esmaecidos no painel Fontes de dados.

    A guia Serviços lista os serviços adicionados.

    guia serviços

    A guia Serviços exibe serviços de modelo de dados

    note note
    NOTE
    Além dos serviços e dos objetos de modelo de dados, o documento de metadados do serviço OData inclui propriedades de navegação que definem a associação entre dois objetos de modelo de dados. Para obter mais informações, consulte Trabalhar com propriedades de navegação de serviços OData.
  4. Selecionar Salvar para salvar o objeto de modelo de formulário.

    note note
    NOTE
    Você pode chamar os serviços configurados na guia Serviços de um modelo de dados de formulário usando as regras de formulário adaptáveis. Os serviços configurados estão disponíveis na ação Chamar serviços do editor de regras. Para obter mais informações sobre como usar esses serviços nas regras de formulário adaptáveis, consulte Chamar serviços e Definir valor das regras em editor de regras.

Criar objetos de modelo de dados e propriedades derivadas create-data-model-objects-and-child-properties

Criar objetos de modelo de dados create-data-model-objects

Embora seja possível adicionar objetos de modelo de dados a partir de fontes de dados configuradas, você também pode criar objetos de modelo de dados ou entidades sem fontes de dados. É útil, especialmente se você não tiver configurado fontes de dados no modelo de dados de formulário.

Para criar um objeto de modelo de dados sem origens de dados:

  1. Faça logon na instância de autor do AEM, navegue até Forms > Integrações de dados e abra o modelo de dados de formulário no qual deseja criar um objeto ou entidade de modelo de dados.

  2. Selecionar Criar entidade.

  3. Na caixa de diálogo Criar modelo de dados, especifique um nome para o objeto de modelo de dados e selecione Adicionar. Um objeto de modelo de dados é adicionado ao modelo de dados de formulário. O objeto de modelo de dados recém-adicionado não está vinculado a uma fonte de dados e não tem propriedades conforme mostrado na imagem a seguir.

    nova entidade

Em seguida, você pode adicionar propriedades secundárias em objetos de modelo de dados desvinculados.

Adicionar propriedades secundárias child-properties

O editor do modelo de dados de formulário permite criar propriedades secundárias em um objeto de modelo de dados. Quando criada, a propriedade não está associada a nenhuma propriedade em uma fonte de dados. Posteriormente, você pode vincular a propriedade secundária a outra propriedade no objeto de modelo de dados contentor.

Para criar uma propriedade secundária:

  1. Em um modelo de dados de formulário, selecione um objeto de modelo de dados e Criar propriedade secundária.

  2. No Criar propriedade secundária especifique um nome e um tipo de dados para a propriedade na caixa de diálogo Nome e Tipo campos, respectivamente. Opcionalmente, você pode especificar um título e uma descrição para a propriedade.

  3. Ative Calculado se a propriedade for uma propriedade calculada. O valor de uma propriedade calculada é avaliado com base em uma regra ou expressão. Para obter mais informações, consulte Editar propriedades.

  4. Se o objeto de modelo de dados estiver vinculado a uma fonte de dados, a propriedade secundária adicionada será automaticamente vinculada à propriedade do objeto de modelo de dados pai com o mesmo nome e tipo de dados.

    Para vincular manualmente uma propriedade secundária a uma propriedade de objeto de modelo de dados, selecione o ícone de procura ao lado da variável Referência de vinculação campo. A variável Selecionar objeto lista todas as propriedades do objeto de modelo de dados pai. Selecione uma propriedade para vincular e selecione o ícone de marca de verificação. Observe que você só pode selecionar uma propriedade com o mesmo tipo de dados que a propriedade secundária.

  5. Selecionar Concluído para salvar a propriedade-filho e selecionar Salvar para salvar o modelo de dados do formulário. A propriedade secundária agora é adicionada ao objeto de modelo de dados.

Depois de criar objetos e propriedades do modelo de dados, você pode continuar a criar formulários adaptáveis e comunicações interativas com base no modelo de dados de formulário. Posteriormente, quando as fontes de dados estiverem disponíveis e configuradas, você poderá vincular o modelo de dados de formulário às fontes de dados. A vinculação será atualizada automaticamente nos formulários adaptáveis associados e nas comunicações interativas. Para obter mais informações sobre como criar formulários adaptáveis e comunicações interativas usando o modelo de dados de formulário, consulte Usar modelo de dados de formulário.

Vincular objetos e propriedades do modelo de dados bind-data-model-objects-and-properties

Quando as fontes de dados que você deseja integrar ao modelo de dados de formulário estiverem disponíveis, você poderá adicioná-las ao modelo de dados de formulário conforme descrito em Atualizar fontes de dados. Em seguida, faça o seguinte para vincular os objetos e propriedades do modelo de dados desvinculados:

  1. No modelo de dados de formulário, selecione a fonte de dados não vinculada que deseja vincular a uma fonte de dados.

  2. Selecione Editar propriedades.

  3. No Editar propriedades selecione o ícone procurar ao lado da guia Vinculação campo. Ele abre o Selecionar objeto caixa de diálogo que lista fontes de dados adicionadas ao modelo de dados do formulário.

    select-object

  4. Expanda a árvore de fontes de dados, selecione um objeto de modelo de dados para vincular e selecione o ícone de marca de verificação.

  5. Selecionar Concluído para salvar as propriedades e selecione Salvar para salvar o modelo de dados do formulário. O objeto de modelo de dados agora está vinculado a uma fonte de dados. Observe que o objeto de modelo de dados não está mais marcado como Desligado.

    objeto-modelo-vinculado

Configurar serviços configure-services

Para ler e gravar dados de um objeto de modelo de dados, faça o seguinte para configurar serviços de leitura e gravação:

  1. Marque a caixa de seleção na parte superior de um objeto de modelo de dados para selecioná-lo e Editar propriedades.

    edit-properties

    Editar propriedades para configurar serviços de leitura e gravação para um objeto de modelo de dados

    A caixa de diálogo Editar propriedades é aberta.

    edit-properties-2

    Caixa de diálogo Editar propriedades

    note note
    NOTE
    Além dos serviços e dos objetos de modelo de dados, o documento de metadados do serviço OData inclui propriedades de navegação que definem a associação entre dois objetos de modelo de dados. Quando você adiciona uma fonte de dados de serviço OData a um Modelo de dados de formulário, há um serviço disponível no Modelo de dados de formulário para todas as propriedades de navegação em um objeto de modelo de dados. Você pode usar esse serviço para ler as propriedades de navegação do objeto de modelo de dados correspondente.
    Para obter mais informações sobre o uso do serviço, consulte Trabalhar com propriedades de navegação de serviços OData.
  2. Alternar Objeto de nível superior para especificar se o objeto de modelo de dados é um objeto de modelo de nível superior.

    Os objetos de modelo de dados configurados em um modelo de dados de formulário estão disponíveis para uso na guia Objetos de modelo de dados no navegador de conteúdo de um formulário adaptável com base no modelo de dados de formulário. Quando você adiciona associação entre dois objetos de modelo de dados, o objeto de modelo de dados ao qual você está associando está aninhado sob o objeto de modelo de dados ao qual você está associando na guia Objetos de Modelo de Dados. Se o modelo de dados aninhado for um objeto de nível superior, ele também aparecerá separadamente na guia Objetos do modelo de dados. Portanto, você verá duas entradas dele, uma dentro e outra fora da hierarquia aninhada, o que pode confundir os autores de formulário. Para fazer com que o objeto de modelo de dados associado apareça somente na hierarquia aninhada, desative a propriedade Objeto de Nível Superior.

  3. Selecione os serviços de Leitura e Gravação para os objetos de modelo de dados selecionados. Os argumentos para os serviços aparecem.

    serviços de leitura-gravação

    Serviços de leitura e gravação configurados para a fonte de dados do funcionário

  4. Selecionar aem_6_3_edit para que o argumento do serviço de leitura vincular o argumento a um atributo de perfil de usuário, atributo de solicitação ou valor literal e especifique o valor de vinculação.

  5. Selecionar Concluído para salvar o argumento, Concluído para salvar as propriedades e Salvar para salvar o modelo de dados do formulário.

Associar argumentos do serviço de leitura bindargument

Vincule o argumento do serviço de leitura a um atributo de perfil de usuário, atributo de solicitação ou valor literal com base em um valor de vinculação. O valor é passado para o serviço como um argumento para buscar detalhes associados ao valor especificado da fonte de dados.

Valor literal literal-value

Selecionar Literal do Vinculando a e insira um valor no campo Valor do vínculo campo. Os detalhes associados ao valor são recuperados da fonte de dados. Use essa opção para recuperar detalhes associados a um valor estático.

Neste exemplo, os detalhes associados a 4367655678, como o valor de mobilenum são recuperados da fonte de dados. Os detalhes associados se você passar o valor para um argumento de número de celular poderão incluir propriedades como nome do cliente, endereço do cliente e cidade.

Valor literal

Atributo do perfil do usuário user-profile-attribute

Selecionar Atributo do perfil do usuário do Vinculando a e insira o nome do atributo no campo Valor do vínculo campo. Os detalhes do usuário conectado à instância AEM são recuperados da fonte de dados com base no nome do atributo.

O nome do atributo especificado na variável Valor do vínculo O campo deve incluir o caminho de associação completo até o nome do atributo do usuário. Abra o seguinte URL para acessar os detalhes do usuário no CRXDE:

https://[server-name]:[port]/crx/de/index.jsp#/home/users/

Perfil do usuário

Neste exemplo, especifique profile.empid no Valor do vínculo campo para o grios usuário.

Editar argumento

A variável id O argumento assume o valor de empid do perfil do usuário e transmita-o como argumento para o serviço de leitura. Ele lê e retorna valores de propriedades associadas do objeto de modelo de dados do funcionário para o empid associado ao usuário logado.

Solicitar atributo request-attribute

Use o atributo de solicitação para recuperar as propriedades associadas da fonte de dados.

  1. Selecionar Solicitar atributo do Vinculando a e insira o nome do atributo no campo Valor do vínculo campo.

  2. Criar um sobreposição para o head.jsp. Para criar a sobreposição, abra o CRX DE e copie o https://<server-name>:<port number>/crx/de/index.jsp#/libs/fd/af/components/page2/afStaticTemplatePage/head.jsp arquivo para https://<server-name>:<port number>/crx/de/index.jsp#/apps/fd/af/components/page2/afStaticTemplatePage/head.jsp

    note note
    NOTE
    • Se você usar um modelo estático, sobreponha o head.jsp em:
      /libs/fd/af/components/page2/afStaticTemplatePage/head.jsp
    • Se você usar um modelo editável, sobreponha o aftemplatedpage.jsp em:
      /libs/fd/af/components/page2/aftemplatedpage/aftemplatedpage.jsp
  3. Definir paramMap para o atributo de solicitação. Por exemplo, inclua o seguinte código no arquivo .jsp na pasta de aplicativos:

    code language-javascript
    <%Map paraMap = new HashMap();
     paraMap.put("<request_attribute>",request.getParameter("<request_attribute>"));
     request.setAttribute("paramMap",paraMap);
    

    Por exemplo, use o código abaixo para recuperar o valor de petid da fonte de dados:

    code language-javascript
    <%Map paraMap = new HashMap();
    paraMap.put("petId",request.getParameter("petId"));
    request.setAttribute("paramMap",paraMap);%>
    

Os detalhes são recuperados da fonte de dados com base no nome do atributo especificado na solicitação.

Por exemplo, especificar atributo como petid=100 na solicitação, o recupera propriedades associadas ao valor do atributo da fonte de dados.

Adicionar associações add-associations

Normalmente, há associações criadas entre objetos de modelo de dados em uma fonte de dados. A associação pode ser um para um ou um para muitos. Por exemplo, pode haver vários dependentes associados a um funcionário. É chamada de associação um para muitos e é representada por 1:n na linha que conecta objetos de modelo de dados associados. No entanto, se uma associação retornar um nome de funcionário exclusivo para uma determinada ID de funcionário, ela será chamada de associação um para um.

Ao adicionar objetos de modelo de dados associados em uma fonte de dados a um modelo de dados de formulário, suas associações são mantidas e exibidas como conectadas por linhas de seta. Você pode adicionar associações entre objetos de modelo de dados em diferentes fontes de dados em um modelo de dados de formulário.

NOTE
As associações predefinidas em uma fonte de dados JDBC não são retidas no modelo de dados de formulário. Crie-os manualmente.

Para adicionar uma associação:

  1. Marque a caixa de seleção na parte superior de um objeto de modelo de dados para selecioná-lo e Adicionar associação. A caixa de diálogo Adicionar associação é aberta.

    adicionar-associação

    note note
    NOTE
    Além dos serviços e dos objetos de modelo de dados, o documento de metadados do serviço OData inclui propriedades de navegação que definem a associação entre dois objetos de modelo de dados. Você pode usar essas propriedades de navegação ao adicionar associações no Modelo de dados de formulário. Para obter mais informações, consulte Trabalhar com propriedades de navegação de serviços OData.

    A caixa de diálogo Adicionar associação é aberta.

    add-association-2

    Caixa de diálogo Adicionar associação

  2. No painel Adicionar associação:

    • Especifique um título para a associação.
    • Selecione o tipo de associação — Um para Um ou Um para Muitos.
    • Selecione o objeto de modelo de dados ao qual associar.
    • Selecione o serviço de leitura para ler dados do objeto de modelo selecionado. O argumento do serviço de leitura é exibido. Edite para alterar o argumento, se necessário, e vincule-o à propriedade do objeto de modelo de dados a ser associado.

    No exemplo a seguir, o argumento padrão para o serviço de leitura do objeto de modelo de dados Dependentes é dependentid.

    add-association-example

    O argumento padrão para o serviço de leitura Dependente é dependentid

    No entanto, o argumento deve ser uma propriedade comum entre o objeto de modelo de dados de associação, que neste exemplo é Employeeid. Por conseguinte, a Employeeid argumento deve ser vinculado ao id propriedade do objeto de modelo de dados Funcionário para buscar os detalhes dos dependentes associados do objeto de modelo de dados Dependentes.

    add-association-example-2

    Argumento e vinculação atualizados

    Selecionar Concluído para salvar o argumento.

  3. Selecionar Concluído para salvar a associação e Salvar para salvar o modelo de dados do formulário.

  4. Repita as etapas para criar mais associações conforme necessário.

NOTE
A associação adicionada aparece na caixa de objeto de modelo de dados com o título especificado e uma linha que conecta os objetos de modelo de dados associados.
É possível editar uma associação marcando a caixa de seleção correspondente e selecionando Editar associação.

associação adicionada

Editar propriedades properties

É possível editar propriedades de objetos de modelo de dados, suas propriedades e serviços adicionados ao modelo de dados de formulário.

Para editar propriedades:

  1. Marque a caixa de seleção ao lado de um objeto de modelo de dados, uma propriedade ou um serviço no modelo de dados de formulário.

  2. Selecionar Editar propriedades. A variável Editar propriedades painel do objeto de modelo, propriedade ou serviço selecionado é aberto.

    • Objeto de modelo de dados: especifique os serviços de leitura e gravação e edite os argumentos.
    • Propriedade: especifique o tipo, subtipo e formato da propriedade. Você também pode especificar se a propriedade selecionada é a chave primária para o objeto de modelo de dados.
    • Serviço: especifique o objeto de modelo de entrada, o tipo de saída e os argumentos do serviço. Para um serviço Get, você pode especificar se espera que ele retorne uma matriz.

    edit-properties-service

    Caixa de diálogo Editar Propriedades de um serviço get

  3. Selecionar Concluído para salvar as propriedades e Salvar para salvar o modelo de dados do formulário.

Criar propriedades computadas computed

Uma propriedade calculada é aquela cujo valor é calculado com base em uma regra ou expressão. Usando uma regra, você pode definir o valor de uma propriedade calculada como uma cadeia de caracteres literal, um número, o resultado de uma expressão matemática ou o valor de outra propriedade no modelo de dados de formulário.

Por exemplo, você pode criar uma propriedade calculada FullName cujo valor é resultado da concatenação do valor existente Nome e Sobrenome propriedades. Para fazer isso:

  1. Criar uma propriedade com o nome FullName cujo tipo de dados é String.

  2. Ativar Calculado e selecione Concluído para criar a propriedade.

    calculado

    A propriedade computada FullName é criada. Observe o ícone ao lado da propriedade para descrever uma propriedade calculada.

    computed-prop

  3. Selecione a propriedade FullName e selecione Editar regra. Uma janela do editor de regras é aberta.

  4. Na janela do editor de regras, selecione Criar. A Definir valor a janela regra é aberta.

    No menu suspenso Selecionar opção, selecione Expressão matemática. Outras opções disponíveis são Objeto do modelo de dados de formulário e String.

  5. Na expressão matemática, selecione Nome e Sobrenome no primeiro e no segundo objetos, respectivamente. Selecionar mais como operador.

    Selecionar Concluído e selecione Fechar para fechar a janela do editor de regras. A regra é semelhante ao seguinte.

    regra

  6. No modelo de dados do formulário, selecione Salvar. A propriedade computada está configurada.

Trabalhar com propriedades de navegação de serviços OData work-with-navigation-properties-of-odata-services

Nos serviços OData, as propriedades de navegação são usadas para definir associações entre dois objetos de modelo de dados. Essas propriedades são definidas em um tipo de entidade ou em um tipo complexo. Por exemplo, no seguinte extrato do arquivo de metadados da amostra TripPin Nos serviços de amostra OData, a entidade pessoa contém três propriedades de navegação: Amigos, Melhor Amigo e Percursos.

Para obter mais informações sobre propriedades de navegação, consulte Documentação OData.

<edmx:Edmx xmlns:edmx="https://docs.oasis-open.org/odata/ns/edmx" Version="4.0">
<script/>
<edmx:DataServices>
<Schema xmlns="https://docs.oasis-open.org/odata/ns/edm" Namespace="Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models">
<EntityType Name="Person">
<Key>
<PropertyRef Name="UserName"/>
</Key>
<Property Name="UserName" Type="Edm.String" Nullable="false"/>
<Property Name="FirstName" Type="Edm.String" Nullable="false"/>
<Property Name="LastName" Type="Edm.String"/>
<Property Name="MiddleName" Type="Edm.String"/>
<Property Name="Gender" Type="Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.PersonGender" Nullable="false"/>
<Property Name="Age" Type="Edm.Int64"/>
<Property Name="Emails" Type="Collection(Edm.String)"/>
<Property Name="AddressInfo" Type="Collection(Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Location)"/>
<Property Name="HomeAddress" Type="Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Location"/>
<Property Name="FavoriteFeature" Type="Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Feature" Nullable="false"/>
<Property Name="Features" Type="Collection(Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Feature)" Nullable="false"/>
<NavigationProperty Name="Friends" Type="Collection(Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Person)"/>
<NavigationProperty Name="BestFriend" Type="Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Person"/>
<NavigationProperty Name="Trips" Type="Collection(Microsoft.OData.Service.Sample.TrippinInMemory.Models.Trip)"/>
</EntityType>

Quando você configura um serviço OData em um Modelo de dados de formulário, todas as propriedades de navegação em um contêiner de entidade são disponibilizadas por meio de um serviço no Modelo de dados de formulário. Neste exemplo de serviço TripPin OData, as três propriedades de navegação no Person o contêiner de entidade pode ser lido usando um GET LINK no modelo de dados do formulário.

Destacam-se os seguintes aspectos GET LINK of Person /People no modelo de dados de formulário, que é um serviço combinado para as três propriedades de navegação no Person entidade do serviço TripPin OData.

nav-prop-service

Depois de adicionar o GET LINK serviço para a guia Serviços no Modelo de dados de formulário, você pode editar as propriedades para escolher o objeto de modelo de saída e a propriedade de navegação a ser usada no serviço. Por exemplo, o seguinte GET LINK of Person /People no exemplo a seguir, o serviço usa Percurso como o objeto de modelo de saída e a propriedade de navegação como Percursos.

edit-prop-nav-prop

NOTE
Os valores disponíveis na variável Valor padrão do campo NavigationPropertyName argumento depende do estado da variável Retornar matriz? botão de alternância. Quando ativado, ele mostra as propriedades de navegação do tipo Coleção.

Neste exemplo, você também pode escolher o objeto de modelo de saída como Pessoa e o argumento de propriedade de navegação como Amigos ou Melhor Amigo (dependendo se Retornar matriz? está ativado ou desativado).

edit-prop-nav-prop2

Da mesma forma, você pode escolher um GET LINK serviço e configure suas propriedades de navegação ao adicionar associações no Modelo de dados de formulário. No entanto, para poder selecionar uma propriedade de navegação, verifique se Campo Ligando a está definida como Literal.

add-association-nav-prop

Gerar e editar dados de amostra sample

O editor do modelo de dados de formulário permite gerar dados de amostra para todas as propriedades do objeto de modelo de dados, incluindo propriedades computadas, em um modelo de dados de formulário. É um conjunto de valores aleatórios que estão em conformidade com o tipo de dados configurado para cada propriedade. Também é possível editar e salvar os dados, que são retidos mesmo que você gere novamente os dados de amostra.

Faça o seguinte para gerar e editar dados de amostra:

  1. Abra um modelo de dados de formulário e selecione Editar dados de amostra. Ele gera e exibe os dados de amostra na janela Editar dados de amostra.

    Gerar dados de amostra

  2. Entrada Editar dados de amostra editar dados, conforme necessário, e selecione Salvar.

Em seguida, você pode usar os dados de amostra para preencher e testar previamente as comunicações interativas com base no modelo de dados de formulário. Para obter mais informações, consulte Usar modelo de dados de formulário.

Testar objetos e serviços do modelo de dados test-data-model-objects-and-services

O modelo de dados de formulário está configurado, mas antes de colocá-lo em uso, você pode testar se os objetos e serviços do modelo de dados configurado estão funcionando como esperado. Para testar objetos e serviços do modelo de dados:

  1. Selecione um objeto de modelo de dados ou um serviço no modelo de dados de formulário e Testar objeto de modelo ou Testar serviço, respectivamente.

    A janela Testar modelo de dados do formulário é aberta.

    modelo de dados de teste

  2. Na janela Testar modelo de dados do formulário, selecione o serviço ou objeto de modelo de dados a ser testado no painel Entrada.

  3. Especifique um valor de argumento no código de teste e selecione Teste. Um teste bem-sucedido retorna a saída no painel Saída.

    Resultados do teste

Da mesma forma, você pode testar outros objetos e serviços do modelo de dados de formulário.

Validação automatizada dos dados de entrada automated-validation-of-input-data

O modelo de dados de formulário valida os dados recebidos como entrada ao chamar a API DermisBridge (com base nos critérios de validação disponíveis no modelo de dados de formulário). A validação baseia-se no ValidationOptions sinalizador definido no objeto de consulta usado para chamar a API.

O sinalizador pode ser definido como qualquer um dos seguintes valores:

  • COMPLETO: o FDM executa a validação com base em todas as restrições
  • DESLIGADO: Nenhuma validação
  • BÁSICO: o FDM executa a validação com base nas restrições "obrigatório" e "anulável"

Se nenhum valor for definido para a variável ValidationOptionssinalizador, BÁSICO a validação é executada nos dados de entrada.

Veja a seguir um exemplo de como definir o sinalizador de validação como COMPLETO:

operationOptions.setValidationOptions(ValidationOptions.FULL);
NOTE
O valor fornecido para um atributo nos dados de entrada deve corresponder ao tipo de dados definido para o atributo no documento de metadados.
Se o valor não corresponder ao tipo de dados definido para o atributo, a API do DermisBridge exibirá uma exceção independentemente do valor do ValidationOptions sinalizador. Se o nível de log estiver definido como Depurar, um erro será registrado no error.log arquivo.

O modelo de dados de formulário valida os dados de entrada com base em uma lista de restrições de tipo de dados. A lista de restrições para dados de entrada pode variar de acordo com a fonte de dados.

A tabela a seguir lista as restrições para dados de entrada com base na fonte de dados:

Restrições
Descrição
Fonte de dados de entrada
obrigatório
Se true, o parâmetro deve ser incluído nos dados de entrada.
Swagger, WSDL e banco de dados
anulável
Se true, o valor do parâmetro pode ser definido como Null nos dados de entrada.
WSDL, Odata e banco de dados
máximo
Especifica o limite superior para valores numéricos. O valor máximo especificado como o limite superior também pode ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
mínimo
Especifica o limite inferior para valores numéricos. O valor mínimo especificado como o limite inferior também pode ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
exclusiveMaximum
Especifica o limite superior para valores numéricos. O valor máximo especificado como o limite superior não deve ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
exclusiveMinimum
Especifica o limite inferior para valores numéricos. O valor mínimo especificado como o limite inferior não deve ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
minLength
Especifica o limite inferior para o número de caracteres incluídos em uma cadeia de caracteres. O valor mínimo especificado como o limite inferior também pode ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
maxLength
Especifica o limite superior para o número de caracteres incluídos em uma cadeia. O valor máximo especificado como o limite superior também pode ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger, WSDL, Odata e banco de dados
padrão
Especifica uma sequência fixa de caracteres. A cadeia de caracteres de entrada é validada com êxito somente se os caracteres estiverem em conformidade com o padrão especificado.
Swagger
minItems
Especifica o número mínimo de itens em uma matriz. O valor mínimo especificado como o limite inferior também pode ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
maxItems
Especifica o número máximo de itens em uma matriz. O valor máximo especificado como o limite superior também pode ser atribuído ao parâmetro nos dados de entrada.
Swagger e WSDL
uniqueItems
Se true, todos os elementos da matriz deverão ser exclusivos nos dados de entrada.
Swagger
enum (string)
Restringe o valor de um parâmetro nos dados de entrada a um conjunto fixo de valores de string. Deve ser uma matriz com pelo menos um elemento, em que cada elemento é exclusivo.
Swagger, WSDL e Odata
enum (número)
Restringe o valor de um parâmetro nos dados de entrada a um conjunto fixo de valores numéricos. Deve ser uma matriz com pelo menos um elemento, em que cada elemento é exclusivo.
WSDL

Neste exemplo, os dados de entrada são validados com base nas restrições máxima, mínima e necessária definidas no arquivo Swagger. Os dados de entrada atendem aos critérios de validação somente se a ID do pedido estiver presente e seu valor estiver entre 1 e 10.

   parameters: [
   {
   name: "orderId",
   in: "path",
   description: "ID of pet that needs to be fetched",
   required: true,
   type: "integer",
   maximum: 10,
   minimum: 1,
   format: "int64"
   }
   ]

Uma exceção será exibida se os dados de entrada não atenderem aos critérios de validação. Se o nível de log estiver definido como Depurar, um erro é registrado no error.log arquivo. Por exemplo,

21.01.2019 17:26:37.411 *ERROR* com.adobe.aem.dermis.core.validation.JsonSchemaValidator {"errorCode":"AEM-FDM-001-044","errorMessage":"Input validations failed during operation execution.","violations":{"/orderId":["numeric instance is greater than the required maximum (maximum: 10, found: 16)"]}}

Próximas etapas next-steps

Você tem um modelo de dados de formulário de trabalho que agora está pronto para uso em formulários adaptáveis e workflows de comunicações interativas. Para obter mais informações, consulte Usar modelo de dados de formulário.

recommendation-more-help
19ffd973-7af2-44d0-84b5-d547b0dffee2